sábado, 25 de maio de 2019

Crueldade ou caridade?

Imagem relacionada




Nos últimos momentos da crucificação de Jesus Cristo, exausto ele diz: "tenho sede", um soldado que estava próximo coloca um esponja embebida em vinagre e leva à boca de Jesus.

Seria um ato de crueldade ou caridade por parte do soldado romano? Continue lendo...

No tempo de Jesus, os soldados romanos carregavam consigo um cantil com um líquido chamado "posca". Trata-se de uma mistura de água e vinho, que com o passar do tempo ficava ácida, o que lembrava um vinagre do tempos comuns. Esse líquido era dado aos soldados romanos para que bebessem, mantendo-os hidratados e ao mesmo tempo "alegres", o vinho bom de verdade ficava restrito ao paladar dos mais ricos.

Desta forma, ao dizer que sentia sede, Jesus recebe aquilo que o soldado usava para matar sua própria sede, e não o vinagre que conhecemos hoje. Depois o mesmo soldado reconhece que Jesus era o filho de Deus (Mateus 27:54).

Adão e Eva representam a aliança de Deus com a humanidade. Quando eles pecam e se afastam daquilo que Deus havia proposto, a humanidade se perde na sua própria soberba, então Deus elege Abraão e sua descendência, dá-se início à saga do povo Hebreu. Deus por toda a história do antigo testamento tenta mostrar à humanidade que aquilo que Adão e Eva haviam abandonado era muito melhor do que o mundo que o homem havia construído, por isso o povo Hebreu como o povo de Deus, se fosse fiel, prosperaria e mostraria a toda humanidade que a aliança com Deus era eterna. Contudo, o povo hebreu se distanciou de Deus. 

A vinda de Cristo é mais uma tentativa de Deus em mostrar que aquilo que ele oferecia para a humanidade era possível, para tanto ele se faz homem e nos deixa os ensinamentos e exemplos de Jesus para seguirmos. Desta vez Deus elege todos os homens como sendo dignos do paraíso.

O soldado ao demonstrar caridade para com Jesus, no último instante de Deus-homem na Terra, se traduz numa sincera demonstração de que Deus oferece agora a Salvação a todos o homens, elegendo todos os homens da Terra com seu povo. Para isso basta que amemos o próximo como Jesus no amou (caridade) e reconheçamos o senhorio de Jesus Cristo, assim como os soldados romanos. ("de fato, este homem era o filho de Deus", Mateus 27:54).

Paz e bem.
Professor Marcio Bolzan.

2 comentários: